Tags

, , , ,

Primeira exibição de filme só para crianças com autismo emociona pais

Projeto, lançado em um cinema da Barra, poderá ser levado para outras salas

Se alguém quiser brincar, correr ou até gritar, ninguém vai reprimir nem olhar de cara feia. A luz fica acesa, e o som, mais baixo. Explicadas as regras, ou a ausência delas, tem início a primeira sessão de cinema no Rio para crianças com autismo. Foi na terça-feira pela manhã, no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca. Alguns pais foram às lágrimas.

— Achei que meu filho não fosse ficar. Antes de começar a sessão, falei o que aconteceria e chegamos cedo. Entramos com o cinema ainda vazio, para ele se ambientar. Em casa, ele só presta atenção nos desenhos animados durante uns 15 minutos. O filme já está passando há uma hora e continuamos aqui — vibrou Adriana Costa, mãe de João Pedro, de 3 anos.

Para as quase 30 crianças que estavam ali, foi uma vitória das grandes. Levar o filho ao cinema pode ser “mamão com açúcar” para a maioria dos pais. Crianças adoram a telona, a pipoca, as imagens em 3D. Mas quem tem na família um pequeno com transtorno de espectro autista sabe que a experiência, não raro, é dolorosa.

Leia mais:
http://oglobo.globo.com/rio/primeira-exibicao-de-filme-so-para-criancas-com-autismo-emociona-pais-18306056