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Escolas públicas inglesas experimentam diferentes modelos de gestão

Experiência escrita com informações do livro “O Sistema de Formação de Lideranças Escolares da Inglaterra: possíveis alternativas para o Brasil”.

Iniciativa: os modelos do sistema educacional da Inglaterra

Pública ou privada: pública (com participação de capitais privados)

Descrição: na busca pela melhoria da qualidade da aprendizagem e pela garantia da equidade educacional, o sistema educacional da Inglaterra vem passando por algumas transformações. Algumas possibilidades de organização vêm sendo testadas a fim de melhorar o atendimento das escolas, equilibrando a equação da qualidade com equidade.

Novo começo

Dentro do sistema de organização das escolas estão as chamadas academias. Nesse modelo, as escolas passam a ser geridas pelo Departamento de Educação, e não mais controladas por autoridades locais. Essa configuração é geralmente procurada por unidades escolares que tem em seu perfil baixo desempenho escolar. Assim, a nova organização surgiu como uma possibilidade de dar um novo começo a essas instituições.

No modelo, as escolas ganham mais liberdade, sobretudo na questão curricular. Algumas delas acabam migrando para um novo prédio, assumindo uma nova identidade e distribuindo novos uniformes. Isso torna necessária, em alguns casos, a participação de patrocinadores privados, via pessoas ou instituições, configurando recursos mistos na escola, públicos e privados.

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http://educacaointegral.org.br/experiencias-internacionais/escolas-publicas-inglaterra-experimentam-diferentes-modelos-gestao/