Tags
desempenho escolar, equidade educacional, escolas públicas, Inglaterra, modelos de gestão, organização das escolas, qualidade da aprendizagem
Escolas públicas inglesas experimentam diferentes modelos de gestão
Experiência escrita com informações do livro “O Sistema de Formação de Lideranças Escolares da Inglaterra: possíveis alternativas para o Brasil”.
Iniciativa: os modelos do sistema educacional da Inglaterra
Pública ou privada: pública (com participação de capitais privados)
Descrição: na busca pela melhoria da qualidade da aprendizagem e pela garantia da equidade educacional, o sistema educacional da Inglaterra vem passando por algumas transformações. Algumas possibilidades de organização vêm sendo testadas a fim de melhorar o atendimento das escolas, equilibrando a equação da qualidade com equidade.
Novo começo
Dentro do sistema de organização das escolas estão as chamadas academias. Nesse modelo, as escolas passam a ser geridas pelo Departamento de Educação, e não mais controladas por autoridades locais. Essa configuração é geralmente procurada por unidades escolares que tem em seu perfil baixo desempenho escolar. Assim, a nova organização surgiu como uma possibilidade de dar um novo começo a essas instituições.
No modelo, as escolas ganham mais liberdade, sobretudo na questão curricular. Algumas delas acabam migrando para um novo prédio, assumindo uma nova identidade e distribuindo novos uniformes. Isso torna necessária, em alguns casos, a participação de patrocinadores privados, via pessoas ou instituições, configurando recursos mistos na escola, públicos e privados.