Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

Eleição de Bolsonaro seria ‘regressão terrível para o país’, diz Thomas Piketty

Economista critica candidato do PSL em texto publicado no jornal francês Le Monde

A democracia no Brasil está em risco, diz Thomas Piketty, autor do livro “O Capital no século XXI”, em crítica ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro. O texto foi publicado no site do jornal francês Le Monde.

O candidato é contrário a políticas sociais e não gosta de pobres, diz o economista francês, citando o programa de Bolsonaro.

A população branca ainda representava 54% dos brasileiros em 2000, diz o escritor. Segundo ele, diante das “condições duvidosas” da destituição da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e do impedimento da candidatura de Lula, em 2018, a eleição no Brasil pode deixar “traços terríveis”.

Em sua análise, Piketty cita pontos positivos do governo do PT, como o aumento do salário mínimo, a criação do Bolsa Família e a retomada da economia acompanhada da queda da pobreza. Cita ainda a implantação de mecanismos de acesso preferenciais às universidades para as classes populares e para os negros.

Leia mais:
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/eleicao-de-bolsonaro-seria-regressao-terrivel-para-o-pais-diz-thomas-piketty.shtml