Tags
aluno, autonomia, avaliação, conferência, crianças, critério, decidir, decisão, ensinar, habilidades distintas, indivíduo, interesses, linha do tempo, métodos de ensino, metodologia, portfólio, professor, provas
Como ensinar para um grupo de alunos com habilidades distintas?
Circula pela internet um quadrinho que simula uma sala de aula em que o professor diz “para uma seleção mais justa, todo mundo tem que passar pelo mesmo teste: por favor, subam naquela árvore”. No lugar dos alunos, estão diferentes animais como um elefante, um peixe, um macaco, um pássaro e um pinguim.

“para uma seleção mais justa, todo mundo tem que passar pelo mesmo teste: por favor, subam naquela árvore”
Dentre as possíveis interpretações, pode-se inferir que a imagem ironiza a tentativa de alguns métodos de ensino de avaliar a todos a partir de um mesmo critério, desconsiderando suas habilidades e interesses individuais. Mas como contemplar todos os alunos dentro de uma mesma sala de aula? Há uma proposta: a diferenciação.
Este método de ensino é um modo de pensar o aprender e o ensinar, elaborado para englobar todos os estudantes, transformando como eles aprendem, processam e guardam informações, como demonstram seus conhecimentos e habilidades e com quem e onde o aprendizado acontece.
Leia mais:
http://educacaointegral.org.br/metodologias/como-lecionar-para-alunos-com-habilidades-distintas/