Tags

, , , , , , , , , , , ,

Quanto mais azul, mais passos dados em um dia. Quanto mais vermelho, menor atividade registrada pelo smartphone Tim Althoff

Saúde

O mapa dos países mais sedentários do mundo: o Brasil está entre eles

Estudo analisa atividade física de 111 países graças aos passos contados por celulares

Estados Unidos, México e Brasil são as nações ocidentais mais ociosas. Ao menos é o que diz um estudo da Universidade Stanford (EUA). Os espanhóis, por exemplo, estão bem melhor colocados. Enquanto eles aparecem em quinto lugar em um mapa mundial de atividade física com uma média de 5.936 passos ao dia, os brasileiros tem uma “pontuação” de 4.289. A Espanha, aliás, fica atrás apenas dos chineses, japoneses, russos e ucranianos. O mapa, obtido graças a um aplicativo que conta os passos instalados no celular, permitiu que os autores descobrissem que nos países onde há mais variação entre os habitantes (desigualdade de atividade) há também mais obesidade.

Os pesquisadores aproveitaram o fato de que a maior parte da população adulta dos países mais desenvolvidos (e cerca de 50% dos menos) tem um smartphone para criar um inovador mapa mundial da atividade física. O aplicativo que faz esse trabalho conta os passos (pedômetro) medindo a distância percorrida ao usar sensores de movimento. Se o usuário insere detalhes como idade, sexo, peso, altura e dados sobre a dieta, o programa determina o índice de massa corporal (IMC) e estima as calorias queimadas a cada passo.

Leia mais:
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/13/tecnologia/1499928198_952249.html

Anúncios