Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

numeracy_720

Como se dá o início do raciocínio matemático na infância?

Tendemos a pensar que alguns conhecimentos complexos, como os matemáticos, são desenvolvidos pelas crianças apenas a partir de atividades escolares direcionadas. Entretanto, antes mesmo de entrar na escola, os pequenos já começam a elaborar certas compreensões a partir do que observam, vivenciam e experimentam. Isso dará base e auxiliará para que posteriormente possam entrar em contato com raciocínios mais elaborados.

Como será que se dá a aprendizagem dos rudimentos da matemática em crianças muito pequenas? De que forma podemos favorecer esse processo? O professor Jeff Bisanz, da Universidade de Alberta no Canadá, realizou diversas pesquisas sobre o tema e algumas das informações que obteve foram divulgadas pela Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Veja a seguir algumas delas:

-Aos 6 meses: Nessa fase, as crianças gradualmente conseguem perceber a diferença entre pequenos conjuntos de elementos com quantidades diferentes (por exemplo, um pote com 2 e outro com 3 morangos colocados lado a lado). Também são capazes de distinguir conjuntos com maior quantidade de objetos, caso a diferença entre os agrupamentos seja significativa (por exemplo, um recipiente com 16 bolinhas de gude e outro com 32).

Leia mais:
http://mapadainfanciabrasileira.com.br/cgi-win/be_alex.cgi?Acceso=T300000001914/0&nombrebd=mapadainfanciabrasileira&Sesion=UedVY5MA6Stcl3sYHLRvCdM1ez9YLIyO&Tsalida=SFA:1ContSinMenu.sfa

http://www.enciclopedia-crianca.com/operacoes-com-numeros/introducao

Anúncios