Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Eleitores assistem ao debate em um bar em West Hollywood, na California. DAVID MCNEW AFP

Eleitores assistem ao debate em um bar em West Hollywood, na California. DAVID MCNEW AFP

ELEIÇÕES EUA

Como é eleito o presidente dos Estados Unidos?

Processo de votação indireta decide quem será o próximo morador da Casa Branca

Até o próximo 8 de novembro, o Colégio Eleitoral será quase tão protagonista como os dois candidatos à presidência em 2016. Essas duas palavras, no entanto, designam um dos processos mais complexos e misteriosos do sistema eleitoral norte-americano. Aqui explicamos como funciona, como influi no resultado das eleições e como cria os chamados “battleground states”, os Estados capazes de definir quem substituirá Barack Obama na Casa Branca.

Um processo de eleição indireta
A democracia norte-americana funciona a partir de uma votação indireta: em vez de elegerem diretamente o presidente, os cidadãos indicam em quem os membros do Colégio Eleitoral devem votar. Além disso, a apuração de votos não é feita em escala nacional, mas Estado por Estado. O ganhador do voto popular em um Estado fica com todos os votos eleitorais desse Estado. Vence as eleições quem somar a maioria dos votos eleitorais.

O que é o Colégio Eleitoral?
É um grupo – college, em inglês – de eleitores selecionados em cada um dos 50 Estados e no Distrito de Columbia que vinculam seu voto ao resultado da votação popular em favor de uma das candidaturas a presidente e vice-presidente.

É possível ganhar o voto popular e perder as eleições?
Sim.
Isso aconteceu quatro vezes, a última foi em 2000, quando Al Gore obteve a maioria dos votos dos cidadãos, mas como George W. Bush venceu na Flórida, acabou somando mais votos eleitorais e se tornou presidente dos Estados Unidos. Os outros candidatos derrotados pelo voto do Colégio Eleitoral foram Andrew Jackson, Samuel Pontuem e Grover Cleveland.

Leia mais:
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/17/internacional/1476710133_249435.html?id_externo_rsoc=Fb_BR_CM

Anúncios