Tags

, , , , , , , , , , , ,

6 coisas que seu filho pode fazer com a nota do ENEM e você nem imaginava

Conquistar um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio faz parte não só dos objetivos de muitos alunos nos últimos anos da escola como dos desejos de inúmeros pais pra lá de ansiosos. No entanto, não é apenas para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e conseguir entrar nas melhores universidades do país que serve a nota do ENEM, sabia? Na realidade, a prova pode ter vários outros usos. E no post de hoje você vai conhecer 6 deles para motivar seu filho a se esforçar de verdade na preparação desde já. Então vamos ver?

Terminar o Ensino Médio antes do tempo
Além de fazer parte do processo de seleção da maioria das universidades públicas do Brasil, servindo como ingresso para a entrada dos estudantes no ensino superior, o ENEM também funciona como substituto do certificado de conclusão do Ensino Médio. Isso quer dizer tanto que aqueles que não concluíram essa etapa da formação no tempo hábil podem fazê-lo simplesmente por meio da prova, quanto que alunos que se saem bem no exame e conseguem entrar na universidade desejada antes de concluir os últimos anos da escola podem optar por usá-lo com esse objetivo. Para usar o ENEM dessa forma, contudo, é preciso atender a alguns requisitos:

– O estudante já precisa ter completado 18 anos;
– Precisa fazer pelo menos 450 pontos em cada área da prova;
– Tem que tirar no mínimo 500 na redação.

Candidatar-se às bolsas do ProUni
Nem sempre o estudante que opta por uma instituição de ensino superior particular precisa se preocupar com a mensalidade da faculdade. Com a ajuda do Programa Universidade para Todos (ProUni), é possível conseguir bolsas que cobrem de 50 a 100% do valor do curso. Entretanto, não é todo mundo que pode se candidatar. O programa só atende a estudantes que:

– Cursaram o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada com bolsa integral ou que têm deficiência;
– Têm renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
– Não zeraram a prova de redação do ENEM;
– Tiraram pelo menos 450 pontos na média final do exame.

Além disso, ainda vale lembrar que o programa também concede bolsas para professores da rede pública de ensino para os cursos de licenciatura, viu?

Leia mais:
http://novosalunos.com.br/6-coisas-que-seu-filho-pode-fazer-com-a-nota-do-enem-e-voce-nem-imaginava/

Anúncios