Tags

, , , , , , , , , , , ,

por Sergio Kulpas

Porque a eleição presidencial americana é numa terça-feira em novembro?

Em 1845, o Congresso dos EUA determinou que as eleições para presidente seriam realizadas na primeira terça-feira de novembro, depois da primeira segunda-feira.
Na época, os Estados Unidos eram predominantemente rurais. Os legisladores escolheram novembro porque já era depois da colheita, e os meses de primavera e verão estavam ocupados com as plantações.

Por que terça-feira? A maioria dos moradores rurais tinha que viajar uma grande distância até o distrito de votação, e a segunda-feira não foi considerada um bom dia, porque as pessoas teriam que pegar estrada no domingo. E isso atrapalharia os serviços religiosos de várias igrejas.

Por que a primeira terça depois da primeira segunda-feira? Dois motivos: em primeiro lugar, o 1o. de novembro é o Dia de Todos os Santos, um dia santo no calendário católico. Em segundo, a maioria dos comerciantes tinha o hábito de fechar as contas do mês anterior no dia primeiro. Os legisladores se preocuparam que o sucesso ou fracasso financeiro no mês anterior tivesse uma influência indevida na eleição.

Em resumo, esse calendário foi criado para acomodar as necessidades de trabalho, transporte e religião de fazendeiros homens e brancos (nem mulheres nem negros votavam).

E assim ficou e continua há 171 anos. O dia da eleição não é feriado, é um dia normal de semana. Em algumas zonas eleitorais, o cidadão americano pode passar atualmente entre três e cinco horas na fila para votar.

Leia mais:
https://www.facebook.com/sergiokulpas?fref=ts

Anúncios