Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Danilo Mekari

Danilo Mekari

No Glicério, antiga vila operária se transforma em sala de aula

Bastou atravessar uma rua para os alunos da EMEF Duque de Caxias verem sua rotina escolar completamente modificada. Ao ultrapassarem os muros da escola e chegarem à Vila Suíça, cerca de 30 estudantes dos quartos, quintos e sextos anos puderam conhecer um pouco mais sobre a história do bairro e da cidade que diariamente os cerca.

A rua atravessada, aliás, é nomeada dos Estudantes, e está localizada no Glicério, bairro central de São Paulo que, após anos de decadência e descaso público, vê brotar um movimento popular que aposta na presença de crianças e jovens em suas vias e espaços públicos como uma maneira de rearticular a comunidade local.

E foi justamente essa articulação comunitária a responsável por dar novas cores à região. Pintaram paredes e muros, promoveram cortejos infantis, levaram crianças à rua e perguntaram quais eram suas opiniões. Hoje, as paredes da Vila Suíça estão lotadas de grafites, assim como o próprio asfalto. Segundo os moradores, isso mudou drasticamente o uso do espaço.

…“Quando poderíamos imaginar que um professor de EMEF iria sair dos muros da escola e ocupar a rua, o bairro, o espaço urbano, com a comunidade percebendo a importância disso e recebendo bem os alunos?”, pergunta, para responder ele mesmo. “Essa ação existe porque houve uma iniciativa de pessoas que estão transformando o bairro e, como consequência desse trabalho, eu ocupo esse espaço junto com meus alunos.”

Leia mais:
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2016/07/06/glicerio-antiga-vila-operaria-se-transforma-em-sala-de-aula/

Anúncios