Tags
2 mil anos, Araraquara, Areiópolis, arqueólogo, arqueologia, Caetetuba, cana de açúcar, estado de são paulo, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, iphan, laboratório Beta Analytic, levantamento arqueológico, Museu de arqueologia e paleontologia, Paulo Zanettini, peças de cerâmica, pedra lascada, povos pré-colombianos, sítios arqueológicos, Usina Açucareira de São Manuel
Em São Manuel: Arqueólogos encontram vestígios humanos de 11 mil anos
Após três meses de pesquisa, coleta e análise de itens, arqueólogos afirmam que a região de São Manuel pode ter sido habitada por povos pré-colombianos, ou seja antes da descoberta do continente americano, há 11 mil anos, afirma reportagem do blog Edison Veiga do Estadão.
A descoberta foi feita em um dos 14 sítios arqueológicos criados dentro da área pertencente à Usina Açucareira de São Manuel, a partir de um projeto para tentar ampliar sua área de cultivo de cana no inicio de 2016. Apenas no sítio arqueológico Caetetuba – próximo ao território de Areiópolis – foram coletados 3 mil itens de pedra lascada, datados pelo laboratório norte-americano Beta Analytic de milhares de anos atrás.
Dos 14 sítios, 11 foram escavados e 3 mantidos preservados por exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Todo o processo arqueológico, segundo as informações publicadas, estão seguindo critérios da legislação ambiental.
Os mais de 10 mil itens coletados nas escavações estão sendo analisados e catalogados em São Paulo, pelo laboratório Zanettini, do arqueólogo responsável pela pesquisa Paulo Zanettini. Posteriormente o material poderá ser alocado em Araraquara, no Museu de Arqueologia e Paleontologia.