Tags
bits, cientistas, Computação quântic, física clássica, física quântica, hardware, IBM, informática, Isaac Newton, Lei de Moore, matéria no nível subatômico, nuvem quântica, pesquisadores, processador quântico, qubits, Research Frontiers Institute, sistemas quânticos experimentais
IBM cria processador quântico, e você pode testá-lo
Computação quântica é a grande promessa tecnológica do século
Ocorre com os computadores quânticos o mesmo que com o grafeno: mais promessa do que realidade. Utilizando-se de alguns dos estranhos fenômenos da física quântica, essa tecnologia promete deixar para trás as limitações das máquinas atuais, a começar pela revogação da Lei de Moore. Numa certa medida, os computadores de hoje em dia se apoiam na física clássica, de Isaac Newton. Os do futuro irão usufruir a mecânica quântica, o comportamento da matéria no nível subatômico, para ser diabolicamente velozes, versáteis, potentes e seguros.
Milhares de cientistas do mundo inteiro estão de olho nesse futuro, assim como as grandes empresas de tecnologia e até mesmo os serviços de segurança de países como os EUA. Uma dessas empresas é a IBM, que tem uma bagagem histórico nada desprezível em termos de informática. Pesquisadores de seu recém-criado Research Frontiers Institute desenvolveram um processador quântico. Não é o primeiro do gênero, mas é a primeira vez que quase qualquer pessoa poderá testá-lo.
Leia mais:
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/05/tecnologia/1462438952_059450.html?id_externo_rsoc=Fb_CM