Tags

, , , , , , , , , , , , ,

agua-marte-gif

Cientistas solucionaram um dos grandes mistérios sobre a água líquida em Marte

Pesquisadores descobriram um fato incrível sobre a água líquida em Marte. Ela não está apenas fluindo, como também fervendo. E essa descoberta pode ajudar a solucionar um dos maiores mistérios sobre a superfície do planeta vermelho.

Os resultados de um novo experimento publicado na Nature Geoscience detalha como cientistas fizeram a descoberta e o que ela significa. Os pesquisadores criaram uma câmara simulando as condições e atmosfera de Marte, e então colocaram gelo lá dentro para derreter. O gelo derreteu e a água dele fluiu – mas eles também ficaram surpresos com uma coisa. A superfície de água fervia enquanto fluía, e a ebulição era forte o suficiente para mover não apenas água mas também sujeira e detritos ao redor dos fluxos. O importante aqui é que a temperatura não era o principal fator que fazia a água ferver, e sim a pressão da atmosfera de Marte.

“A pressão atmosférica em Marte é bem baixa em comparação com a Terra, o que significa que a água ferve a temperaturas muito mais baixas do que aqui,” explicou a co-autora do estudo, Susan Conway, ao Gizmodo. “Na superfície marciana, a pressão é entre 5 e 10 milibares, o que significa que a água entra em ebulição não importa qual seja a temperatura.”

Mas se a superfície de Marte tem água fervendo, isso poderia ser visto em outras condições além das do experimento, certo? É aí que entra a parte mais impressionante da pesquisa. Nós já vimos isso acontecer – só não sabíamos o que estávamos observando.

Leia mais:
http://gizmodo.uol.com.br/misterio-agua-marte/

Anúncios