Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Rio-de-janeiro-chuva-e1439564591658-640x386

Como funciona a previsão do tempo?

Descubra como são coletadas e analisadas as informações na meteorologia

Prever as condições do tempo é um processo bastante complexo e demorado. Antigamente quase sempre errava e, nos dias de hoje, depois do avanço da tecnologia, a qualidade e a rapidez aumentaram muito. No passado, ou nos dias de hoje, o processo continua semelhante.

O primeiro passo para a confecção da previsão do tempo passa pelas observações das variáveis meteorológicas, como a temperatura, pressão, velocidade e direção do vento e umidade. Esses dados são coletados em todo o globo terrestre por cerca de 15 mil estações meteorológicas de superfície. Essas estações possuem instrumentos meteorológicos que medem a temperatura (termômetro), a umidade (higrômetro) o vento (anemômetro). Cerca de 3 mil aviões comerciais conveniados à Organização Meteorológica Mundial (OMM) voam por uma área que essas estações não cobrem, como as grandes altitudes, e também coletam informações.

…Aliás, você sabe qual é a diferença entre tempo e clima? O tempo é exatamente o estado da atmosfera naquele instante. Por exemplo, agora faz 30 graus, a umidade está em 40% e o vento sopra fraco e de Nordeste. O clima é o comportamento médio do tempo durante um período, ou seja, podemos dizer que São Paulo possui um clima quente no verão, com média de 27 graus de temperatura.

Leia mais:
http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/amanha-vai-chover/

Anúncios