Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

passaros-maos-1-640x427

Brincar com as mãos

Criar bonecos e dar corpo a diferentes personagens: 
com imaginação, são infinitas as possibilidades de brincar com as próprias mãos!

Inspirando-se no texto de Alfredo Bosi Os Trabalhos da Mão, publicado em O Ser e o Tempo da Poesia e que trata poeticamente da multiplicidade de usos criativos feito pelo animal simbólico de uma só parte de seu organismo, poderíamos relacionar uma lista divertida de brincadeiras expressivas com as mãos: modelagem, teatro de sombras, de fantoches, brincadeiras de palmas, figuras de barbante e toda gama de brinquedos que só são possíveis graças à habilidade manual.

Como tocar instrumentos musicais, jogar pião, 5 marias, bola de gude, empinar pipa, construir castelos e tantos e tão diversos brinquedos existentes improvisados no dia a dia.

A habilidade das mãos, somada à capacidade imaginativa e expressiva, levou a humanidade a construir todas as ferramentas existentes no mundo. A criança, portanto, quando brinca, inaugura o mundo no gesto de suas mãos miúdas, de seu olhar atento, de sua mente curiosa e de sua sensibilidade à flor da pele. Faz sucessivas revoluções internas, transformando seu entendimento do mundo, refinando sua sensibilidade e ainda fortalecendo os vínculos com quem se relaciona.

Leia mais:
http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/infantil/as-maos-como-materia-prima/

Anúncios