Tags

, , , , , , , , , ,

Cartilha gratuita orienta pais sobre dislexia e outros transtornos de aprendizagem

Transtornos de aprendizagem geralmente são detectados por conta do baixo rendimento escolar. A dislexia, o principal deles, tem sinais claros e perceptíveis pelos professores. A partir daí, o envolvimento da família é fundamental para a superação do problema.

A cartilha “Todos aprendem”, do Instituto ABCD, orienta pais sobre como lidar com as dificuldades e dá dicas e informações úteis para a aprendizagem efetiva. O conteúdo pode ser acessado ou baixado, mediante o preenchimento de um questionário.

O que é a dislexia?
O Instituto  ABCD ( organização dedicada a gerar, promover e disseminar projetos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem) define a dislexia como um transtorno de aprendizagem, persistente e inesperado. Isso porque a criança não apresenta deficiências intelectuais nem sensoriais que justifiquem essas dificuldades.
O distúrbio costuma ser detectado na fase da alfabetização da criança, que apresenta dificuldades de leitura e escrita que também podem afetar a percepção dos sons da fala. A base do problema é genética, ou seja, a dislexia costuma ser hereditária.

Leia mais:
http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/09/o-que-e-dislexia

Leia mais:
http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2016/02/cartilha-gratuita-orienta-pais-sobre-dislexia-e-outros-transtornos-de

Anúncios