Tags

, , , , , , , , , , , , ,

negr

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

AFREAKA

Hoje é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A data foi criada pela ONU para lembrar o massacre de Sharpeville, bairro de Joanesburgo, na África do Sul. Em 1961, cerca de 20 mil negros protestavam contra a obrigatoriedade de portar cartões de identificação limitando os locais onde podiam transitar.

Insatisfeitos, cerca de 20 mil negros sul-africanos resolveram se manifestar e foram duramente reprimidos pelo exército, que acabou matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Desde então, 21 de março ficou marcado como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

No Brasil, os negros formam mais de 50% da população e mesmo assim o racismo ainda vive em diferentes setores da sociedade. Para se ter uma ideia, de acordo com números da Anistia Internacional, em 2012 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil, sendo 30 mil jovens entre 15 e 29 e 77% deles negros.

Para chamar a atenção e mobilizar a sociedade contra o genocídio da população negra brasileira, a Anistia Internacional Brasil idealizou a campanha Jovem Negro Vivo, que cobra das autoridades políticas de segurança pública, educação, saúde, trabalho, cultura e outras ações que auxiliem na mudança deste cenário.

‪#‎EuQueroVerOsJovensVivos‬ ‪#‎JovemNegroVivo‬

(Foto: Lucas Jatobá)

Leia mais:
https://www.facebook.com/siteafreaka/?fref=ts

Anúncios