Tags

, , , , , , , , , ,

Alexandra Loras: a consulesa do povo

Consulesa da França deixou de lado a formalidade e assumiu como missão de vida a luta contra o racismo. Após passar por inúmeras situações de preconceito, como ser barrada em hotel de luxo e seguida por seguranças em um supermercado, ela critica o fato de o Brasil insistir em negar o problema

A consulesa da França no Brasil, Alexandra Loras, encanta pela simplicidade. Mas a expressão leve e de sorriso solto dá lugar a um tom mais sério quando o assunto é a discriminação e o sofrimento da comunidade negra pelo mundo. Esse é um tema em que ela se tornou especialista, não só pelas pesquisas acadêmicas, mas em decorrência das experiências pessoais – nada agradáveis – que precisou enfrentar.

E se engana quem pensa que frequentar a elite paulistana garante alguma proteção diante do preconceito. Alexandra se acostumou a ser a única negra em vários eventos de que participa, é comumente confundida com a empregada em recepções feitas na própria casa e precisa lidar com o olhar desconfiado de socialites do meio em que vive. Ela já foi revistada em aeroportos, barrada em hotel de luxo e seguida por seguranças em um supermercado.

Leia mais:
http://www.revistaforum.com.br/semanal/alexandra-loras-consulesa-povo/

Programa do Jô:
http://globoplay.globo.com/v/4581671/

Anúncios