Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

Filósofo alemão – Friedrich Engels

Junto com Karl Marx, Friedrich Engels realizou uma obra marcante na filosofia e na política, cuja característica principal foi a elaboração das teorias do materialismo histórico.

Engels era filho de um rico industrial alemão e soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, como poucos antes dele. Na juventude, ficou impressionado com a miséria dos trabalhadores das fábricas de sua família, uma delas em Manchester, Inglaterra.

Engels completou e publicou o segundo e o terceiro volumes de O Capital, principal obra teórica do socialismo, após a morte de Marx. Com grande capacidade crítica e estilo claro – ao contrário do de seu parceiro -, escreveu sozinho algumas das obras mais importantes do marxismo, como “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”.

… Engels endossou sua nova interpretação materialista da história, após reencontrar Marx em Bruxelas (1845). Ambos montaram o fundamento de uma nova teoria, a do socialismo científico, em oposição ao socialismo religioso, idealista e utópico. Os dois fundadores do comunismo procuraram uma organização revolucionária alemã socialista. Engels e Marx convenceram o Segundo Congresso Comunista em Londres a adotar suas posições. Eles foram indicados para escrever uma declaração política: “O Manifesto do Partido Comunista”, de 1848.

Leia mais:
http://educacao.uol.com.br/biografias/friedrich-engels.htm

https://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/e/engels.htm

Anúncios