Tags

, , , , , , , , ,

Consórcio possibilita criação de rede de Pontos de Cultura

A criação de consórcios públicos de cultura pode ser a solução para que pequenos municípios brasileiros criem redes de Pontos de Cultura. Uma primeira e bem-sucedida experiência nesse sentido foi implantada por 16 cidades do interior paulista. Com um trabalho em conjunto, as prefeituras desenvolveram uma série de ações na área cultural – entre elas a implantação da rede de pontos – e ampliaram o poder de diálogo com os governos estadual e federal e com outras instituições.

Criado em 2010, o Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC) é o primeiro consórcio público específico de cultura do Brasil. Dele participam os seguintes municípios: Araçatuba, Ariranha, Barretos, Colômbia, Guaíra, Guariba, Jaboticabal, Matão, Monte Azul Paulista, Pontal, Ribeirão Corrente, Rincão, Serra Azul, Taquaritinga, Tupi Paulista e Viradouro.

Esta iniciativa teve o caráter de pioneirismo, uma vez, que antes dela, nenhuma ação com este perfil havia sido realizada no campo da cultura. “É interessante observar que a iniciativa conecta pequenas cidades que não necessariamente teriam estrutura para criar redes ou realizar convênios com o ministério. Essa pode ser uma possibilidade para regiões rurais, por exemplo”, destaca a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes.

Leia mais:
http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/consorcio-possibilita-criacao-de-rede-de-pontos-de-cultura/10883?redirect=http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D4

Anúncios