Tags
álcool, bactéria modificada, CO2, combustível líquido, energia do sol, energia solar, harvard, hidrogênio, isopropanol, mudanças climáticas, sol
Uma bactéria modificada transforma energia do Sol em combustível líquido
Cientistas dos Estados Unidos conseguem armazenar poder energético solar em álcool
O armazenamento da inesgotável energia do Sol, submetida aos vaivéns das nuvens e do dia e da noite, está mais próximo de se tornar realidade. Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, criaram um sofisticado sistema que utiliza uma bactéria geneticamente modificada para transformar a energia solar em combustível líquido. A fórmula, caso sua eficácia seja comprovada, ajudaria a enfrentar o desafio energético e lutar contra as mudanças climáticas.
Os pesquisadores, liderados pelo químico norte-americano Daniel Nocera, utilizaram a energia do Sol para obter hidrogênio da água (formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio). Com esse hidrogênio, a bactéria modificada, da espécie Ralstonia eutropha, é capaz de transformar o CO2, o principal gás responsável pelo aquecimento global, em álcool combustível, o isopropanol. Ao ser líquido, poderia ser transportado com a infraestrutura atual, destacam os autores.
Leia mais:
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/09/ciencia/1423507696_423300.html