Tags
carros, cursos d'água escondidos, iniciativa Rios e Ruas, Itororó, margens de córregos, mobilidade, nascentes, plantar, preservação, qualidade das águas, recuperação, recuperação das encostas, recursos hídricos, rios, são paulo, Tamanduateí, Tietê, tratamento do esgoto, trânsito, várzeas, vias de carro
É possível devolver um rio à cidade?
A urbanização avança, muitas vezes, em conflito com os recursos naturais. Cidades como São Paulo sufocaram suas águas. Seria possível fazer diferente? É viável recuperar um rio, abrir seu leito e reincorporá-lo à paisagem da cidade? Valeria a pena investir nisso?
Experiências em várias partes do mundo indicam que essa é uma tendência internacional. Fora do país, há casos de recuperação de rios e até de construção de canais artificiais. Especialistas afirmam que, mais do que possível, é recomendável e necessário que as cidades brasileiras passem a dar um tratamento melhor às águas.
“É imperativo fazermos isso. A questão climática veio para ficar e tem gigantescas proporções. Se não enfrentarmos a questão, vamos ter muito mais problemas. Precisamos recuperar a qualidade das nossas águas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, Fernando de Mello Franco, pesquisador em arquitetura e urbanismo.
Leia mais e veja o vídeo:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/02/29/e-possivel-devolver-um-rio-a-cidade.htm