Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

cine_kurumin

Mostra de Cinema Indígena terá exibições em Salvador e nas aldeias Tumbalalá e Kiriri

A 5ª edição do Cine Kurumin chega pela primeira vez a Salvador, abrindo o calendário audiovisual de 2016 na Bahia. De 04 a 06 de março o Palacete das Artes será palco da exibição de 32 produções de temática indígena, entre curtas, médias e longa-metragens – a maior parte inédita no circuito comercial. As tradicionais mostras a céu aberto acontecem nas aldeias Tumbalalá, em Abaré, de 26 a 28 deste mês, e Kiriri, em Banzaê, de 01 a 03 de abril. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais.

Treze convidados compõem a programação de debates em Salvador e nas aldeias, em um encontro único no Brasil de cineastas indígenas e não-indígenas. Entre eles estão: Vincent Carelli, Ariel Ortega, Isael Macaxali, Patri Ferreira, Takumã Kuikuro e Zezinho Yube. Esta edição também traz à capital baiana o grande xamã e porta-voz dos Yanomami, Davi Kopenawa. Ele lançou recentemente a obra A queda do céu, em parceria com o etnólogo Bruce Albert, que foi celebrada pelos principais intelectuais do país.

Serviço:
5º Cine Kurumin – Mostra de Cinema Indígena

Aldeia Tumbalalá
Abaré | 26 a 28 de fevereiro de 2016
Abertura 17h

Salvador – Palacete das Artes
Salvador | 04 a 06 de março de 2016
Local: Palacete das Artes – Rodin Bahia. Rua da Graça, 289 – Graça
Abertura 15h

Aldeia Kiriri
Banzaê | 01 a 03 de abril de 2016
Abertura 19h

Leia mais:
http://www.cultura.ba.gov.br/2016/02/11151/Mostra-de-Cinema-Indigena-tera-exibicoes-em-Salvador-e-nas-aldeias-Tumbalala-e-Kiriri.html