Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Alunos brasileiros não sabem argumentar, diz estudo

Sustentar pontos de vista próprios em redações e criar teses são tarefas árduas para os estudantes do Ensino Médio

Exigidos em vestibulares, provas e concursos, os textos dissertativos-argumentativos costumam ser amplamente trabalhados entre os alunos do Ensino Médio. Afinal, saber expor ideias com clareza e sustentar argumentos são aptidões importantes não só nas salas de aula, mas para a formação de cidadãos atuantes na sociedade.

Os alunos brasileiros, entretanto, estão saindo da escola com dificuldades para argumentar, defender teses e construir pontos de vista. O alerta é da pesquisa “Argumentação, Livro Didático e Discurso Jornalístico, Vozes Que se Cruzam na Disputa pelo Dizer e Silenciar”, da pedagoga Noemi Lemes, tese de mestrado para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.

Leia mais:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/argumentacao-%E2%80%A8ou-reproducao/