Tags

, , , , , , , , , , , ,

Foto: Sofia Ruzo / BBCBrasil.com

Foto: Sofia Ruzo / BBCBrasil.com

Geólogo descobre rio de água fervente na Amazônia: “único”

O peruano Andrés Ruzo sempre pensou que a existência de um rio fervente na Amazônia não passasse de uma lenda. Mas seu trabalho como geólogo – com uma bolsa da sociedade National Geographic – o levou a conhecer de fato essa maravilha natural peruana, aonde ele “gostaria de levar todas as crianças do mundo para que vejam o quão maravilhoso é nosso planeta”.

Agora, ele lança um livro, “The Boiling River” (O rio fervente, em inglês), assim como um site de mesmo nome, em inglês e espanhol, em que conta a fascinante história sobre esse lugar único cujo nome indígena significa “fervido com o calor do sol”. Leia a seguir o relato dado pelo jovem cientista à BBC Mundo :

“Quando era criança, em Lima, meu avô me contou uma lenda da conquista do Peru pela Espanha.

Atahualpa, imperador dos incas, havia sido capturado e aniquilado. Francisco Pizarro e seus conquistadores haviam enriquecido, e as histórias sobre sua conquista haviam chegado à Espanha, produzindo novas ondas (migratórias) de espanhóis, ávidos por ouro e glória.

Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/geologo-descobre-rio-de-agua-fervente-na-amazonia-unico,8f4b2f439f01ebde63f07d8d3ae4dc33299qdgov.html