Tags

, , , , , , , , , , ,

Debate sobre diversidade integra projeto político pedagógico de escola

“A escola é um microcosmo da sociedade, uma réplica, então, por aqui também encontrávamos homofobia, lesbofobia, sexismo, machismo, racismo”. Lidar com essa realidade cotidiana foi o que impulsionou o Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina (CEF 01) – também conhecido como Centrinho -, a estruturar, em 2013, a iniciativa “Diversidade na Escola”, hoje integrada ao projeto político pedagógico da instituição.

Lúcia Pedroza, supervisora do colégio, conta que o projeto nasceu da necessidade de minimizar as discriminações nas relações escolares e pautá-las pelo respeito à diversidade. O desenho inicial foi feito pelo coordenador da escola integral, Alexandre Magno. Para dar o pontapé, ele convocou reuniões com os professores da parte diversificada (PD) que atuam desenvolvendo projetos e buscando integrá-los à base comum. Foram quatro encontros, assistidos também pela supervisora Lúcia, que acabaram por definir a entrada do tema diversidade entre os projetos e orientar estratégias para tais práticas.

Leia mais:
http://educacaointegral.org.br/experiencias/debates-sobre-diversidade-integram-integrar-projeto-politico-pedagogico-de-escola-em-planaltina-df/

Anúncios