Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

As diversas formas de explicar o mundo e a vida para crianças em uma seleção de 10 livros infantis

A religião é sempre parte de uma cultura. A partir desta afirmação, Denise Guilherme Viotto, curadora na área da literatura infantil e mestre em educação, sustenta o importante papel da literatura e da arte ao promover o respeito às diferenças e uma cultura de paz desde a infância. “O mais interessante é trabalhar com as crianças a ideia de que o mundo tem diferentes representações. Para tudo existe mais de uma possibilidade”, afirma a educadora, ao refletir sobre a proposta do Promenino, de elaborar uma seleção de livros infantis para o Dia do Combate à Intolerância Religiosa (21).

“É muito mais difícil discutir dogma, crença ou fé, que não têm base racional, do que observar a religião como uma das manifestações da cultura. E dentro da cultura deveria ser possível aceitar a diversidade”, argumenta. Para Denise, que vê na arte muitas formas de nos perguntarmos sobre o mundo, a literatura pode ser um contraponto à dualidade acentuada quando se trata de abordar as questões religiosas, com crianças ou adultos. Mas lembra de excluir deste universo os livros que dão respostas fáceis a problemas difíceis.

Leia mais:
http://www.promenino.org.br/noticias/reportagens/as-diversas-formas-de-explicar-o-mundo-e-a-vida-para-criancas-em-uma-selecao-de-10-livros-infantis

Anúncios