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cidadania, educação inclusiva, educação integral, ensino médio, Pernambuco, protagonismo juvenil, qualificação profissional, vida acadêmica
Pernambuco, uma referência para a educação integral no ensino médio
A partir desse contexto, o estado de Pernambuco, com o objetivo de eliminar algumas dessas deficiências dentro do estado, criou um programa em educação integral para escolas do ensino médio de sua rede. O programa atualmente abrange 328 escolas do ensino médio que atuam em tempo integral e semi-integral.
A implementação do programa também atendia a uma outra necessidade: melhorar a qualidade do ensino médio, incluindo a qualificação profissional dos estudantes da rede. Assim, o modelo de educação integral pareceu o indicado para atuar em todas as frentes. Pernambuco busca ancorar sua experiência em uma concepção da educação voltada para “o exercício da cidadania e do protagonismo juvenil”, definem em sua página na internet. Esses parâmetros são considerados a base de uma “estratégia para a formação de jovens autônomos, solidários e produtivos”. Desse modo, ao concluir o ensino médio nas escolas de educação integral, o jovem está mais qualificado para a continuidade da vida acadêmica, para a atuação profissional e para a vida.