Tags

, , , , ,

O sarampo voltou

Brecha em vacinação permitiu que doença fatal nas crianças mais carentes voltasse a ocorrer

Embora não fosse formalmente erradicado, o sarampo era considerado uma doença do século passado no continente americano. Na primeira década do milênio, apesar das constantes epidemias na África e Ásia e dos milhares de casos na maioria dos países europeus, o vírus raramente encontrava quem vitimar por aqui. Motivo: as pessoas tinham anticorpos para o sarampo por terem sido vacinadas.

Eis que o vírus encontrou uma brecha.O país em que o retrocesso da doença está mais em voga são os Estados Unidos. Em 2014, foram confirmados mais de 600 casos e, no primeiro mês deste ano, já haviam sido registrados mais 81. A quantidade, não tão grande perto dos 140 mil casos mundiais, chegou aos veículos de imprensa porque metade das contaminações foi originada nos parques da Disneylândia na Califórnia, que recebem turistas do mundo inteiro. Agora, mais de mil pessoas já fizeram exames com suspeitas e aguardam resultados no estado vizinho do Arizona.

No Brasil, os casos começaram a aumentar em 2013. Foram 220 concentrados em Pernambuco, que registrou exatas duas centenas de vítimas. Entre estes, um bebê de 7 meses que já sofria com outras doenças e morreu. No ano passado, um surto maior começou no Ceará, que registrou até agora 718 casos. “Ainda consideramos o surto importado porque sabemos pelo tipo de vírus que não é o circulante por aqui, mas com certeza a maior parte das transmissões já foi feita no Brasil”, diz Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Leia mais:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/o-sarampo-voltou/