Tags
alimentos jogados no lixo, Convida Alimentação, cozinha, desperdício, Diretorias Regionais de Ensino, governador Geraldo Alckmin, higiene, irregularidades, licitações, má gestão, merenda escolar, problemas sanitários, Sérgio de Nadai, serviços terceirizados, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
A caixa-preta da merenda paulista
Investigação apura contratos milionários do Estado com empresário denunciado
Em junho do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apontou uma série de irregularidades na gestão da merenda escolar durante a apresentação do relatório final sobre as contas de 2014 do governador Geraldo Alckmin.
Segundo a Corte, os problemas vão desde o processo de fiscalização na compra e distribuição da comida para os alunos até mesmo as condições de higiene das cozinhas nas escolas.
Em torno de 15% dos colégios as panelas ficam no chão, em outros 29% os alimentos estavam guardados fora da geladeira e em 16% não havia certificado de desratização ou desinsetização.
Não bastassem os problemas sanitários, a má gestão da merenda escolar vem de longa data no estado. Em 2000, ainda no governo de Mario Covas, a aquisição de comida para as escolas virou alvo do Ministério Público e do TCE por conta da proximidade do então governador com o empresário Sérgio de Nadai, dono das empresas De Nadai Alimentação e Convida Alimentação.
Leia mais:
http://www.cartacapital.com.br/revista/883/a-caixa-preta-da-merenda-paulista