Tags

, , , , , ,

Ensina-se comportamento

Conselho Nacional 
de Educação estuda implementar o ensino 
de competências socioemocionais 
como perseverança 
e autocontrole

Conscienciosidade, amabilidade, extroversão, abertura e estabilidade emocional. Se a escola pretende adequar-se aos desafios do sé
culo XXI, deverá ensinar e avaliar esses cinco domínios da personalidade humana. Essa é a proposta do Instituto Ayrton Senna por meio de um projeto realizado em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e as secretarias de Educação do Rio de Janeiro. Batizado de Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment (Senna), o teste é o primeiro instrumento brasileiro de medição de competências chamadas socioemocionais em larga escala no ambiente escolar.

Composta de um questionário socioeconômico e outro sobre características de autopercepção, a avaliação foi aplicada em um projeto piloto a 25 mil crianças da rede estadual do Rio de Janeiro, em outubro de 2013. Segundo a secretaria, os alunos mais responsáveis, focados e organizados aprendem em um ano letivo cerca de um terço a mais de matemática do que os colegas com essas competências menos desenvolvidas. A mesma diferença é detectada entre alunos com maior e menor nível de autonomia quando observado o desempenho em português.

Leia mais:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/ensina-se-comportamento/