Tags
Carolina de Jesus, cultura, exposição, favela do Canindé, História e Culturas Afro-Brasileira, Ilú Oba de Min, leituras, literatura, Museu Afro Brasil, negros, Quarto de Despejo

foto retirada do site http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/11/1550499-escritora-carolina-maria-de-jesus-viveu-do-caos-ao-caos.shtml
Artistas que você tem que conhecer: Carolina de Jesus
A artista teve uma infância muito pobre. Só começou a frequentar a escola, por exemplo, porque a esposa de um rico fazendeiro decidiu pagar os estudos das crianças pobres do bairro em que vivia.
Em 1937, sua mãe morreu, e ela se viu impelida a migrar para a metrópole de São Paulo. Carolina construiu sua própria casa, usando madeira, lata, papelão e qualquer coisa que pudesse encontrar. Ela saía todas as noites para coletar papel, a fim de conseguir dinheiro para sustentar a família. Quando encontrava revistas e cadernos antigos, guardava-os para escrever em suas folhas. Começou a escrever sobre seu dia-a-dia, sobre como era morar na favela. Isto aborrecia seus vizinhos, que não eram alfabetizados, e por isso se sentiam desconfortáveis por vê-la sempre escrevendo, ainda mais sobre eles.
O livro era um diário sobre o dia a dia de Carolina na favela do Canindé e, posteriormente, virou o livro “Quarto de Despejo”. A obra foi reimpressa sete vezes em 1960. No total vendeu 80 mil exemplares, foi traduzida para 14 línguas em 20 países.
A escritora teve 4 livros publicados. “Quarto de Despejo” é considerado um best-seller.
Ficou curiosa?
A boa notícia é que até 31 de janeiro, o Museu Afro Brasil receberá a exposição “Carolina em Nós”, idealizada pelo grupo Ilú Oba de Min.
Leia mais:
http://lasabuelitas.com/2015/10/18/artistas-que-voce-tem-que-conhecer-carolina-de-jesus/