Tags

, , , , , , , , , ,

Artistas que você tem que conhecer: Carolina de Jesus

A artista teve uma infância muito pobre. Só começou a frequentar a escola, por exemplo, porque a esposa de um rico fazendeiro decidiu pagar os estudos das crianças pobres do bairro em que vivia.

Em 1937, sua mãe morreu, e ela se viu impelida a migrar para a metrópole de São Paulo. Carolina construiu sua própria casa, usando madeira, lata, papelão e qualquer coisa que pudesse encontrar. Ela saía todas as noites para coletar papel, a fim de conseguir dinheiro para sustentar a família. Quando encontrava revistas e cadernos antigos, guardava-os para escrever em suas folhas. Começou a escrever sobre seu dia-a-dia, sobre como era morar na favela. Isto aborrecia seus vizinhos, que não eram alfabetizados, e por isso se sentiam desconfortáveis por vê-la sempre escrevendo, ainda mais sobre eles.

O livro era um diário sobre o dia a dia de Carolina na favela do Canindé e, posteriormente, virou o livro “Quarto de Despejo”. A obra foi reimpressa sete vezes em 1960. No total vendeu 80 mil exemplares, foi traduzida para 14 línguas em 20 países.

A escritora teve 4 livros publicados. “Quarto de Despejo” é considerado um best-seller.

Ficou curiosa?

A boa notícia é que até 31 de janeiro, o Museu Afro Brasil receberá a exposição “Carolina em Nós”, idealizada pelo grupo Ilú Oba de Min.

Leia mais:
http://lasabuelitas.com/2015/10/18/artistas-que-voce-tem-que-conhecer-carolina-de-jesus/