Tags

, , , , , , , , , , , ,

Jesus Cristo nasceu cinco anos antes de Cristo (se realmente nasceu)

Os especialistas que reconhecem a existência de um pregador judeu chamado Jesus
Contudo, situam seu nascimento entre os anos 6 e 4 antes da Era Comum

A maior parte do planeta não acredita na divindade de Jesus de Nazaré. Existem 4.200 religiões no mundo e bilhões de fiéis adoram deuses próprios, desde os espíritos da natureza ao xintoísmo japonês e o Vishnu do hinduísmo. São 4.200 religiões que se contradizem umas às outras, mas o cristianismo conseguiu seduzir mais do que nenhuma, arrastando 31,5% da população mundial, segundo o Centro de Pesquisas Pew.

Nesta quinta-feira a Igreja católica celebra o Natal, a comemoração litúrgica do suposto nascimento de Jesus em Belém. Mas Cristo não nasceu em 25 de dezembro há 2015 anos. As referências nos evangelhos permitem situar no tempo o real pregador judeu que, segundo a maioria dos acadêmicos, inspirou o cristianismo. Herodes O Grande reinou na Judeia do ano 37 ao ano 4 antes de Cristo (ou antes da chamada Era Comum). Herodes Antipas, seu filho, foi o mandatário desse último ano até 39 depois da Era Comum. E Pôncio Pilatos foi o governador romano da Judeia do ano 26 ao 37.

“Geralmente se calcula que Jesus nasceu algum tempo antes da morte de Herodes O Grande, no ano 4 antes da Era Comum. Uma data entre 6 e 4 antes da Era Comum estaria de acordo com essa informação histórica, segundo o relato de Mateus sobre o nascimento e a tradição de Lucas 3.23 de que Jesus “tinha cerca de 30 anos” no décimo quinto ano do imperador Tibério, estimado no ano 27 ou 28 da Era Comum”, observa o teólogo James Dunn em sua monumental obra Jesus em Nova Perspectiva. O que os Estudos sobre Jesus Histórico Deixaram para Trás.

Leia mais:
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/23/ciencia/1450901374_520054.html