Tags

, , , , , , , , , ,

“A Base Nacional Comum ajudará a mudar a educação no Brasil”

Em entrevista, a secretaria executiva do Movimento pela Base Nacional Comum, Alice Ribeiro, explica por que a discussão do primeiro currículo nacional pode revolucionar a realidade educacional brasileira

Está disponível para consulta a primeira proposta para um currículo comum para alunos da educação infantil até o terceiro ano do ensino médio, no site do Ministério da Educação. A Base Nacional Comum, como é chamada, detalha o que cada criança tem o direito de aprender a cada ano, independentemente do canto do país em que viva e da situação econômica de sua família. A proposta é o primeiro passo para o envolvimento de pais e educadores na discussão. O MEC receberá críticas e sugestões sobre cada item pela internet até o dia 15 de dezembro. Por lei, a proposta final deve estar aprovada até junho de 2016.

A Base Nacional Curricular é uma oportunidade de diminuir desigualdades de aprendizagem e de oportunidade. Independentemente de haver troca de professor, mudança de escola ou mesmo de cidade, cada família sabe o que as suas crianças devem aprender e podem cobrar esse desempenho deles e da escola. Um grupo que reúne profissionais de várias formações preocupados com a educação criou o Movimento pela Base Nacional Comum para fomentar as discussões em torno do currículo e chamar a atenção da população em torno da base. A secretária executiva do movimento, Alice Ribeiro, deu a seguinte entrevista sobre a Base Nacional Comum. O documento completo está disponível aqui.

Leia mais:
http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/11/base-nacional-comum-ajudara-mudar-educacao-no-brasil.html

Link Base Nacional Comum Curricular