Tags

, , , , , , , , ,

Esquecer o papel educativo da escola é o erro do governo de SP, diz Janine

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro publicou sexta-feira (27) em seu perfil no Facebook um texto em que comenta o processo de reorganização da rede estadual anunciada pelo Governo de São Paulo. Segundo, Janine, o grande erro do governo foi esquecer o papel educativo da escola, em nome da “conveniência educativa”.

A reorganização da rede foi anunciada pela Secretaria da Educação no fim de setembro. Ela atinge diretamente 311 mil alunos e deve fechar 94 escolas. Por causa das medidas, desde o dia 9 mais de 180 escolas foram ocupadas por estudantes em todo o Estados, que protestam contra a reforma.

“A escola, em que pesem seus críticos, é uma invenção admirável, com poucos séculos de existência e menos ainda de universalização, que permite passar da família para a sociedade à medida que se adquire conhecimento, ou melhor, saber e sabedoria. Esse processo é rico e delicado. Forma a identidade das crianças e adolescentes. Ora, a turma, o prédio, o local fazem parte decisiva dessa identidade. Alterá-los rapidamente, só por conveniência administrativa, é esquecer o papel educativo – insisto: educativo – dessa construção das relações com o espaço, com os colegas, com os adultos. Esse, o grande erro do governo”, disse o ex-ministro.

Leia mais:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/11/27/esquecer-o-papel-educativo-da-escola-e-o-erro-do-governo-de-sp-diz-janine.htm

Anúncios