Tags

, , , , , ,

O que faz o bom professor

Instituto inglês Sutton Trust analisou práticas docentes que dão resultado na aprendizagem dos alunos

Ensinar não tem receita. O que funciona em um país pode não dar resultado em outro, assim como o sucesso de uma escola não necessariamente funciona em uma distinta e até mesmo o que funcionou com um aluno pode não dar certo com outro.

Ciente disso, a fundação britânica Sutton Trust, focada em reduzir a desigualdade educacional, reuniu pesquisas sobre boas práticas docentes nos últimos dez anos e cruzou os dados para separar as que mantêm evidências de impacto na aprendizagem das que se provaram casos isolados.

O estudo chamado “What make great teaching” (“O que faz grandes educadores”, em tradução livre) foi feito em parceria com a Universidade de Durham, também na Inglaterra. Quatro características sobressaíram-se como práticas de professores com resultado efetivo sobre os estudantes: conhecimento sobre o conteúdo que lecionam, criação de um ambiente propício, formação com a ajuda de outros docentes e entendimento de como os alunos aprendem. “São fatores que devem ser considerados ao menos como base de reflexão”, diz o estudo.

Leia mais:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/o-que-faz-o-bom-professor/