Tags

, , , , , , , , , , , , ,

policeMan

Policial dos Estados Unidos agride estudante negra na sala de aula

O vídeo foi gravado no instituto Spring Valley, em Colúmbia
As mortes de negros nos EUA colocam a polícia sob os holofotes

Um novo episódio de violência policial chocou os Estados Unidos. Após a série de incidentes no ano passado, quando agentes policiais empregaram o uso da força de maneira excessiva contra cidadãos negros, causando a morte de alguns, o último caso ocorreu em uma escola da Carolina do Sul. Foi na segunda-feira, no instituto Spring Valley, cidade de Colúmbia, e, como revelado por um vídeo gravado por um outro estudante, o policial agarra violentamente uma estudante pelo pescoço e pela perna, jogando-a no chão e virando sua carteira. A cena é presenciada por outros colegas, que evitam olhar o que está acontecendo ao redor.
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/09/internacional/1439072335_383269.html

O incidente está sendo investigado pelo FBI, enquanto o policial, identificado como Ben Fields, foi suspenso de seu posto. O policial havia sido chamado para expulsar uma aluna que se recusava a deixar a sala de aula. Essa prática, que pode parecer surpreendente em outros países, é comum nos Estados Unidos, onde não está isenta de controvérsia.

“A estudante foi informada de que seria presa por impedir o andamento da classe e recebeu instruções que não foram acatadas”, disse na segunda-feira Leon Lott, xerife do condado. “O vídeo mostra como a estudante resistiu quando foi presa.” Outra aluna, também presa após protestar contra o ocorrido, foi libertada após pagar uma fiança de 1.000 dólares (3.900 reais).

Nunca vi nada tão asqueroso, tão brutal a tal ponto que os alunos olhavam para outro lado, sem saber o que fazer, temendo por suas vidas”, disse uma das testemunhas. “Supõe-se que [um policial] tenha de ser alguém que te proteja, e não alguém que imponha medo.

Leia mais:
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/27/videos/1445946166_455443.html

Anúncios