Tags

, , , ,

Da CONAE para CONANE: Entrevista com educador e historiador Diogo Garcia

O Educador e historiador Diogo Garcia representou a cidade de São Paulo na etapa estadual da Conferência Nacional de Educação e atualmente atua como membro da coordenação da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação. Em entrevista ao portal nos contou como enxerga estes dois movimentos e as possíveis reverberações para evolução das políticas públicas de educação no Brasil.

Portal do Educador: Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória como educador?

Minha trajetória como educador começou em 2003, em uma escola estadual localizada na periferia da cidade de Taboão da Serra, São Paulo. Cheguei na escola com uma amiga para fazermos o estágio da faculdade e quando a coordenadora nos avistou agradeceu a Deus por nossa presença, nos entregou uma pilha de livros e nos mandou para a 5ª série D. Era a sala do Custódio, um garoto maior do que seus colegas e que entrava e saía quando queria, escondia material dos colegas e distribuía tapas gratuitamente. Sempre faltavam professores e todos os dias eu substituía alguém. No ano seguinte, passei no concurso do Estado e lecionei por dez anos na mesma escola, Profa. Lucia de Castro Bueno, também no Taboão da Serra. Em 2012, passei no concurso da Prefeitura de São Paulo e comecei a trabalhar na EMEF do CEU Uirapuru; além disso, comecei a trabalhar em uma escola particular localizada em Cotia, o Colégio Viver. No ano seguinte, cansado do ritmo frenético de trabalhar em três escolas, me afastei no Estado, vindo me exonerar mais tarde. No CEU Uirapuru, entrei como professor de História, lecionando para turmas da 5º à 8º séries, e depois assumi o Laboratório de Informática para as turmas do 1º ao 5º anos, onde permaneço até hoje. No Colégio Viver, também entrei como professor de História e hoje leciono na área de Humanidades, além de Projeto Pessoal, Informática e Assembleia. Também integro a equipe de coordenação do colégio.

Leia mais:
https://www.portaldoeducador.org/redacao/detalhe/da-conae-para-conane-entrevista-com-educador-e-historiador-diogo-garcia