Tags

, , , , , ,

Equipe brasileira na Tailândia, onde foi disputada a Copa do Mundo de Física

Equipe brasileira na Tailândia, onde foi disputada a Copa do Mundo de Física

Em seu melhor desempenho, Brasil ganha prata na Copa do Mundo de Física

“Você tem que estar disposto a perder férias e boas noites de sono”. É assim que Diego Pinheiro de Moura, 17, define a preparação para o Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), também conhecido como Copa do Mundo de Física. A equipe brasileira formada por ele e outros quatro estudantes do ensino médio (Felipe D’Elia, Matheus Camacho, Thiago Bergamaschi e Thiago Kalife) conquistou a medalha de prata no torneio, ficando em 5º lugar na classificação geral. É a melhor marca do Brasil na competição.

O torneio, realizado em Nakhon Ratchasima, na Tailândia, é disputado entre 27 países de todos os continentes. A organização libera, com um ano de antecedência, uma lista com 17 problemas “abertos” – ou seja, sem resposta única. Em cada rodada da competição, três equipes se enfrentam: a relatora apresenta solução para o problema, a oponente aponta falhas e acertos na resolução e a avaliadora julga os dois grupos. Cada uma delas é avaliada por um júri, que atribui notas.

Leia mais:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/07/17/em-seu-melhor-desempenho-brasil-ganha-prata-na-copa-do-mundo-de-fisica.htm?cmpid=fb-uolnot