Tags

, , , , , ,

O lançamento inclui um Congresso Técnico que irá discutir as modalidades e as normas dos Jogos. Foto: Agência Brasil

O lançamento inclui um Congresso Técnico que irá discutir as modalidades e as normas dos Jogos. Foto: Agência Brasil

1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas será lançada hoje em Brasília

Evento, que deverá ter a participação da Presidente da República, reunirá representantes indígenas dos cinco continentes, além de outras autoridades nacionais e internacionais.

Criar um espaço para assegurar que as vozes indígenas sejam ouvidas, participem e atuem nas discussões políticas é um dos âmbitos de atuação do PNUD. Nesse sentido, firmou-se, em abril deste ano, uma parceria entre o Ministério do Esporte (ME) e o PNUD para realização dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que acontecerão em Palmas (TO) de 23 de outubro a 1º de novembro de 2015.

O lançamento oficial dos Jogos será nesta terça-feira (23/06), na Tribuna de Honra do Estádio Nacional Mané Garrincha, às 18h30. O evento, que deverá contar com a presença da Presidente Dilma Rousseff, reunirá o presidente do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena; do prefeito de Palmas, Carlos Amastha; do governador do Estado do Tocantins, Marcelo de Carvalho Miranda; do ministro do Esporte, George Hilton; e do coordenador do Sistema ONU e representante do PNUD no Brasil, Jorge Chediek.

Nos dias seguintes (24 e 25/06), haverá um Congresso Técnico para definir as normas para realização dos jogos com a participação de representantes das delegações de diferentes etnias. O encontro marca o início da divulgação nacional dos Jogos, já anunciados no Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, na sede da (ONU), em Nova York.

Leia mais:
http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4095

Anúncios