Tags

, , ,

MEC estenderá crédito educativo para cursos de pós-graduação
Ideia é estimular mestrado e doutorados em instituições privadas

BRASÍLIA – O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de crédito educativo do Ministério da Educação (MEC) para cursos de graduação, passará a atender também estudantes de pós-graduação. A decisão foi antecipada ao GLOBO pelo ministro Aloizio Mercadante e busca induzir o setor privado a investir mais em cursos de mestrado e doutorado.

Mercadante diz que o projeto será lançado no ano que vem. Dos 187 mil alunos de mestrado e doutorado em 2011, apenas 29 mil — ou 16% do total — estavam matriculados em instituições particulares de ensino. É o inverso do que ocorre nos cursos de graduação, em que as universidades privadas concentram 73% dos estudantes:

— A pesquisa e a pós no Brasil são um esforço do Estado brasileiro. Vamos continuar avançando (nas instituições públicas), mas é importante que o setor privado dispute essa fatia, invista mais em cursos de pós-graduação qualificados.

Leia mais:
http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/mec-estendera-credito-educativo-para-cursos-de-pos-graduacao-6618860#ixzz3NQXNNNiZ

Anúncios