Tags

,

Bolívar

 

Tudo o que você queria saber sobre Bolívar mas nunca perguntou

Que tal uma imersão na vida do ‘Libertador’?
Selecionamos um ensaio, uma biografia e um filme sobre Simón Bolívar – alguém que teve bem pouco a ver com o tal ‘bolivarianismo’

Era uma vez um homem nascido em Caracas em 1783, no seio de uma família rica de criollos (descendentes de europeus nascidos na América), que quando cresceu enveredou para a política e – cansado da dominação da Espanha nas terras que habitava, assim como em áreas vizinhas – decidiu levar adiante um processo independência da indesejada coroa espanhola. Fez alianças, criou certa liderança, mas sem necessariamente defender valores republicanos e democráticos, e finalmente tornou-se “o herói da independência” de Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

O que Simón Bolívar teria a ver com a pesada carga socialista que lhe atribuem, assim como com a história política do Brasil, terra da qual ele jamais se aproximou, não se sabe. Mesmo assim, aterrissou recentemente no país a ideia equivocada (já na Venezuela) de que Bolívar pode estar atuando sobre um lado de nossa vida política, atualmente tão polarizada. Para esclarecer essa questão, não nos resta outra saída que investigar quem era esse personagem, e uma imersão sem compromisso na trajetória dele durante um fim de semana pode ajudar.

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/07/cultura/1415364704_716559.html

Anúncios