Tags

Japoneses usam método inovador pra fazer conta de multiplicação em segundos

Na minha época, as contas de multiplicar mais fáceis que tinham era a tabuada do 9, onde numerávamos do lado esquerdo uma coluna de 0 a 9 e do lado direito uma coluna de 9 a 0 e tínhamos os resultados dos primeiros 10 números. E a tabuada do 10, a mais fácil de todas! Lembra-se? Ok! Agora conheça o método que foi criado pelos maias e hoje é ensinado pelos japoneses, onde crianças do primário resolvem qualquer conta de multiplicar em segundos!

Matemática não é uma das matérias mais adoradas em qualquer lugar do mundo. Mas no Japão, as crianças do ensino fundamental acham a conta de multiplicar no mínimo divertido! Eles utilizam um método de multiplicação que deve ser aprendido e repassado para frente, independente da faixa etária. Assista aos vídeos e entenda:

Surpreendente, não? Faz-nos refletir o quanto estamos presos em paradigmas didáticos. E fazendo este artigo, percebi a simbologia do sinal de multiplicação – X, que provavelmente foi criado à partir do método dos maias, uma das civilizações mais inteligentes da terra, formado por duas linhas que formam um ponto de intersecção. O X da questão!

http://www.hypeness.com.br/2013/01/metodo-japones-inovador-ensina-second-line-conta-de-multiplicar-para-criancas-em-segundos/